Alimentos ricos em proteínas e carboidratos

Alimentos ricos em proteínas e carboidratos

Uma alimentação saudável e ideal para a saúde do corpo humano deve ser rica de proteínas e carboidratos. Sem dúvidas, um balanço entre todos os tipos de nutrientes para o organismo deve ser mantido, porém esses dois componentes não podem faltar nas refeições diárias de quem deseja uma vida saudável. Por isso, a restrição da dieta alimentar a somente um dos nutrientes citados, ou mesmo o consumo exagerado deles pode trazer sérios riscos à saúde e prejudicar o organismo. A presença das proteínas e dos carboidratos é essencial para o organismo.

Alimentos ricos em proteínas

As proteínas são essenciais para o funcionamento do corpo humano, sendo que elas são responsáveis por melhorar a imunidade, transformar os alimentos em fontes de energia e permitir a contração muscular. Além disso, as proteínas são os principais componentes nos alimentos para ganhar massa muscular, razão pela qual muitos atletas recorrem à dieta da proteína.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a proteína não é encontrada apenas nas carnes vermelhas, a proteína da carne é muito importante, mas ela pode ser encontrada em diversos alimentos, que podem ser diversificados na alimentação para manter os níveis de proteína adequados no organismo. Entre os alimentos com proteína estão a: manteiga de amendoim, iogurtes, queijos, ovos, leite de soja, leite, nozes, tofu, feijão, peixe, carne magra, massas integrais e pães integrais.

As proteínas basicamente constroem o corpo humano e, por isso, elas contam com cerca de vinte tipos de aminoácidos. Tais aminoácidos-proteínas formam a neurotransmissão das células, podem constituir também a hemoglobina, dentes, ossos, unhas, cabelo, hormônios, anticorpos e enzimas.

Existem dois tipos de proteínas, sendo que são: aminoácido essencial e não aminoácido essencial. O primeiro é aquele que o corpo não produz e necessita de ser consumido, já o não aminoácido essencial é produzido pelo organismo como oxigênio, hidrogênio e carbono.

Alimentos ricos em carboidratos

Os carboidratos possuem funções muito importantes na alimentação, sendo que eles são responsáveis por fornecer a energia que o organismo necessita para funcionar, desde as células vermelhas, sanguíneas, nervos, medula e cérebro, por exemplo. Dessa forma, quando o carboidrato falta na alimentação, pode comprometer o funcionamento do organismo, especialmente do sistema nervoso central. Os carboidratos também são fontes ricas de vitamina A, vitamina C e vitamina B que são essenciais para o corpo humano.

De acordo com os nutricionistas, os carboidratos devem compor ao menos cinquenta por cento da alimentação diária, essencialmente durante a manhã, horários em que o cérebro e o corpo mais necessitam de energia. Isso porque quando o organismo fica com pouca energia, a memória pode ser prejudicada, além de gerar mal-estar, tontura e fome.

Alguns dos principais alimentos que fazem parte do Código emagrecer de vez são os carboidratos: são as frutas, batatas, massas, pães, cereais, arroz, ameixa, macarrão, sopa de tomate, maça, pera, iogurtes, damasco seco, lentilhas, cereja, soja e amendoim. Os carboidratos integrais não são opcionais, mas sim a melhor forma dos alimentos, pois evitam o excesso de peso.

Vale salientar que o consumo dos carboidratos deve ser feito moderadamente, sendo que apenas atletas podem consumir em maior quantia o carboidrato, porém a quantidade também vai variar conforme a intensidade, frequência e tipo de treino.

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